Está
pensando em fazer um mini wedding, mas não sabe por onde começar? Então esse
texto é para você!
Em tradução literal, mini wedding significa “mini casamento”. Ou seja: uma celebração intimista com poucos convidados, (geralmente, no máximo 100) que permite uma maior aproximação dos noivos àquelas pessoas que realmente acompanharam a relação do casal.
Devido à sua caraterística intimista, a cerimônia e recepção do mini wedding normalmente acontecem no mesmo local. Assim, visa facilitar a locomoção dos convidados e permite uma maior interação entre noivos e convidados.
Portanto, o ideal é que um casamento pequeno tenha a sua personalidade, e que cada detalhe da celebração seja pensado e desenvolvido buscando transparecer os gostos e vontades de ambos tornando o clima o mais próximo daquilo que é pensado e sonhado por vocês.
Por
ser um casamento com menos convidados, a celebração pode acontecer em diversos
locais como: praia, campo, igreja, restaurante, sítio, bistrô ou mesmo em uma
casa.
A
escolha do local deverá estar associada à personalidade e ao estilo de vocês. A
liberdade de escolha de locais diferentes e aconchegantes faz com que a
cerimônia seja mais despojada sem precisar seguir protocolos engessados.
A decoração do mini wedding deve representar em detalhes o estilo do casal. Portanto, após a escolha do local é a decoração que deve dar o tom para compor todos os detalhes visuais (incluindo o convite) e sensoriais (música e cardápio) da celebração.
E apesar de ser um mini wedding, o convite ainda é um item de grande importância para a realização da celebração: é a partir dele que os convidados dão entrada ao mundo dos sonhos do casal. Este detalhe permite que vocês sejam criativos, podendo até mesmo optar por versões DIY.
O cardápio também é outro item com grande variedade e permite uma integração com a decoração, onde a forma de apresentação e escolha do menu pode variar do clássico ao simples, conforme gostos pessoais e sincronia com o estilo de celebração escolhida.
No geral, sim! Quando comparado com um casamento tradicional, o mini wedding exige menos investimento. Por outro lado, o mini possibilita aos noivos a personalização da cerimônia e de outros detalhes – e isso pode elevar os custos.
Neste tipo de celebração, as despesas com comida e bebida são menores, devido à quantidade da lista de convidados ser enxuta. Por isso, muitos noivos decidem investir em maior qualidade e variedade no que será servido aos seus convidados.
O
ideal é que os noivos em conjunto decidam qual fator da celebração consideram o
mais importante e pretendem dispor de maior investimento e assim sucessivamente
completando todo orçamento disponível para o grande dia.
Gostou
das nossas dicas? Que tal saber o Porque optar
por um mini wedding?